Em Londrina, Gaeco cumpre medidas judiciais em investigação sobre a atuação de grupo criminoso envolvendo lavagem de dinheiro a partir de revendas de carro

Compartilhe

O Ministério Público do Paraná, por meio do núcleo de Londrina do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), cumpriu na manhã desta sexta-feira, 4 de julho, dois mandados de busca e apreensão pessoal e domiciliar no âmbito da Operação London, que apura a prática de sucessivos ilícitos penais relacionados a lavagem de dinheiro oriundo de atividades de integrantes de organização criminosa armada de caráter nacional que atua a partir de presídios.

Áudio do promotor de Justiça Leandro Antunes Meirelles Machado

Os mandados foram cumpridos em Londrina, no Norte Central do estado, e em Itaquaquecetuba (SP). Também foi autorizado o sequestro de valores até o limite de R$ 1.368.476,00. As medidas judiciais foram deferidas pelo Juízo da 3ª Vara Criminal de Londrina, e a operação contou com o apoio do núcleo de Guarulhos do Gaeco de São Paulo no cumprimento de mandados em Itaquaquecetuba.

Lavagem de ativos – A Operação London (referência ao nome de um estabelecimento comercial investigado) deriva de outras investigações da mesma natureza a partir das quais houve o compartilhamento de provas com o Gaeco de Londrina, possibilitando a identificação de técnicas de lavagem de ativos utilizadas na região por integrantes de facção criminosa. As apurações apontam que contas bancárias de empresas do ramo de comércio de veículos e do proprietário delas vinham sendo usadas para a movimentação de ativos financeiros pertencentes a integrantes de uma grande organização criminosa presente em quase todos os estados da federação, em clara prática de lavagem de dinheiro.

Fonte: MPPR

Confira também