Com investimento de R$35 milhões, Cymco Alimentos inaugura nova fábrica no Paraná e mira R$500 milhões de faturamento até 2030

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Com a praticidade ganhando cada vez mais importância para a rotina das famílias urbanas, os alimentos congelados têm conquistado lugar fixo nas listas de compras: segundo a Global Growth Insights (2024), cerca de 70% dos lares nas cidades já consomem esses produtos com regularidade. Acompanhando essa evolução do mercado, a Cymco Alimentos, indústria paranaense especializada em alimentos congelados, anuncia investimento de R$ 35 milhões na construção de uma nova planta industrial em Araucária, no Paraná, com capacidade para quase triplicar sua produção.
Com 2.800 m² de área construída e pé-direito de 10 metros, a nova unidade industrial substitui a antiga fábrica de 800 m² que operava desde 2013 em Curitiba, aumentando a capacidade produtiva de 380 para 950 toneladas por mês. O salto de escala não apenas elimina os gargalos operacionais, mas abre espaço físico e estratégico para a diversificação do portfólio, avanços logísticos e automação dos processos.
“Nossa antiga fábrica já não comportava o crescimento que planejamos. Por muito tempo, operamos no limite: sem docas, sem espaço para novos equipamentos e com a produção funcionando 24 horas por dia para atender à demanda. Com a nova planta, ganhamos estrutura e tecnologia para lançar novas linhas de produtos, melhorar as condições de trabalho da equipe e ampliar nossa eficiência logística. Esse investimento era uma decisão estratégica para destravar o próximo ciclo de expansão da Cymco”, afirma Frederico Cymbalista, fundador da empresa.

Pensada com base nos princípios da Indústria 4.0, a nova fábrica foi projetada para permitir a integração digital e a automação progressiva dos processos. A expectativa é de que a nova unidade opere com capacidade total até o final do primeiro semestre de 2025. “Nossa prioridade, neste momento, é garantir a consistência e a qualidade dos produtos enquanto avançamos com a expansão. O nosso crescimento sempre foi baseado na confiança dos nossos parceiros comerciais e, agora temos estrutura para ir além, com estratégia e agilidade. Estamos estudando as melhores formas para automatizar ainda mais nossa gestão industrial, já demos os primeiros passos e, nos próximos anos, a automação será um foco crescente”, explica o executivo.

Fundada em 2013, a Cymco ganhou espaço no mercado de alimentos congelados com um portfólio variado, tendo o pão de queijo como carro-chefe, além de produtos como chipa, palitos de queijo e dadinhos de tapioca. Com uma equipe de mais de 150 colaboradores diretos, a empresa mantém uma cultura interna voltada à excelência operacional e à atenção às demandas do consumidor final. Hoje, a marca está presente em cerca de 3.500 pontos de venda, especialmente nas regiões Sul e Sudeste, com foco em food service.

Com a nova estrutura industrial, a Cymco projeta uma expansão significativa: alcançar 10 mil PDVs até 2026 e iniciar a venda direta ao consumidor, por meio de revendedores regionais e canais digitais próprios. Outra frente estratégica que deve ganhar força nos próximos meses é a entrada gradual no varejo alimentar tradicional. A expectativa é estar presente em 600 pontos de supermercados até o final de 2025, por meio de parcerias com redes regionais e grupos atacadistas. Com essas iniciativas, a empresa espera atingir um faturamento de R$ 500 milhões até 2030.

Com estrutura modular, preparada para escalar e se adaptar ao mercado, a empresa combina flexibilidade industrial com inteligência estratégica para acelerar a inovação. A nova fábrica marca o início de um novo ciclo de crescimento para a Cymco Alimentos, que projeta novos lançamentos para o segundo semestre de 2025.

“Sempre acreditamos em crescer com consistência. Essa nova fase não é sobre sermos maiores, mas sobre sermos melhores, mais ágeis e mais próximos do nosso público. O consumidor brasileiro está mais exigente e o food service mais enxuto, e isso exige produtos que entreguem desempenho operacional, sem abrir mão de sabor e textura. Esse é o nosso diferencial, além disso, tudo o que construímos veio de um time que veste a camisa e anos de reinvestimento disciplinado. Agora, temos estrutura para sonhar maior”, conclui Frederico Cymbalista.

Sobre a Cymco
A Cymco Alimentos nasceu do espírito empreendedor de Fred Cymbalista, impulsionado pela veia empresarial de sua família, que formatou o modelo de negócio como um projeto de TCC de uma pequena produção de pão de queijo na garagem de um centro comercial em uma empresa que comercializou mais de 18 mil toneladas do produto. Apenas em 2024, a marca faturou mais R$ 70 milhões por meio da venda de mais de 3,9 mil toneladas. A marca atua especialmente no food service, atendendo panificadoras, supermercados e postos de gasolina do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. Em 2025, o objetivo principal da marca é expandir sua atuação no varejo, ampliando a presença da Cymco Alimentos nas ilhas de congelados dos principais supermercados do Sul do Brasil. Para isso, foram investidos mais de R$ 35 milhões em uma nova fábrica, com o triplo de capacidade da produção atual e uma área cinco vezes maior, com o objetivo de absorver a demanda que hoje não é atendida pela marca.
Enviado por Notícias das Cidades

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