Com investimento de R$35 milhões, Cymco Alimentos inaugura nova fábrica no Paraná e mira R$500 milhões de faturamento até 2030
Pensada com base nos princípios da Indústria 4.0, a nova fábrica foi projetada para permitir a integração digital e a automação progressiva dos processos. A expectativa é de que a nova unidade opere com capacidade total até o final do primeiro semestre de 2025. “Nossa prioridade, neste momento, é garantir a consistência e a qualidade dos produtos enquanto avançamos com a expansão. O nosso crescimento sempre foi baseado na confiança dos nossos parceiros comerciais e, agora temos estrutura para ir além, com estratégia e agilidade. Estamos estudando as melhores formas para automatizar ainda mais nossa gestão industrial, já demos os primeiros passos e, nos próximos anos, a automação será um foco crescente”, explica o executivo.
Fundada em 2013, a Cymco ganhou espaço no mercado de alimentos congelados com um portfólio variado, tendo o pão de queijo como carro-chefe, além de produtos como chipa, palitos de queijo e dadinhos de tapioca. Com uma equipe de mais de 150 colaboradores diretos, a empresa mantém uma cultura interna voltada à excelência operacional e à atenção às demandas do consumidor final. Hoje, a marca está presente em cerca de 3.500 pontos de venda, especialmente nas regiões Sul e Sudeste, com foco em food service.
Com estrutura modular, preparada para escalar e se adaptar ao mercado, a empresa combina flexibilidade industrial com inteligência estratégica para acelerar a inovação. A nova fábrica marca o início de um novo ciclo de crescimento para a Cymco Alimentos, que projeta novos lançamentos para o segundo semestre de 2025.
“Sempre acreditamos em crescer com consistência. Essa nova fase não é sobre sermos maiores, mas sobre sermos melhores, mais ágeis e mais próximos do nosso público. O consumidor brasileiro está mais exigente e o food service mais enxuto, e isso exige produtos que entreguem desempenho operacional, sem abrir mão de sabor e textura. Esse é o nosso diferencial, além disso, tudo o que construímos veio de um time que veste a camisa e anos de reinvestimento disciplinado. Agora, temos estrutura para sonhar maior”, conclui Frederico Cymbalista.
A Cymco Alimentos nasceu do espírito empreendedor de Fred Cymbalista, impulsionado pela veia empresarial de sua família, que formatou o modelo de negócio como um projeto de TCC de uma pequena produção de pão de queijo na garagem de um centro comercial em uma empresa que comercializou mais de 18 mil toneladas do produto. Apenas em 2024, a marca faturou mais R$ 70 milhões por meio da venda de mais de 3,9 mil toneladas. A marca atua especialmente no food service, atendendo panificadoras, supermercados e postos de gasolina do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. Em 2025, o objetivo principal da marca é expandir sua atuação no varejo, ampliando a presença da Cymco Alimentos nas ilhas de congelados dos principais supermercados do Sul do Brasil. Para isso, foram investidos mais de R$ 35 milhões em uma nova fábrica, com o triplo de capacidade da produção atual e uma área cinco vezes maior, com o objetivo de absorver a demanda que hoje não é atendida pela marca.